1
2
3
Mapa Rota BAD - bienal de arte e design do funchal - ecologia das coisas
1

POP UP 01

CIRCULA,ECONOMIA,CIRCULA!
CIRCULATE, ECONOMY, CIRCULATE!

Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF)

2

POP UP2

MEDIDOR DE FELICIDADE
HAPPINESS MEASURE

Avenida do Mar, Pavilhão IDEA

3

POP UP 03

CxHyO_z

Cais do Carvão

CIRCULA, ECONOMIA, CIRCULA!

CIRCULATE, ECONOMY, CIRCULATE!
TBA
Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF)Parceiros / Partners
MAGGIS
DESIGN
BADesign TEAM

POP UP 1

INAUGURAÇÃO 7 ABR / OPENING MONDAY

Instalação urbana feita a partir de uma rede de poltronas Spun, desenhadas por Thomas Heatherwick, em 2012, para a marca italiana Magis, galardoada com o prestigiado prémio Il Compasso d’Oro em 2014. Este pop-up representa a circularidade dos materiais e como o design pode promover uma economia renovada, cheia de valor, criatividade e inovação.
A exploração das várias formas de sentar, de girar e de ver o espaço que nos rodeia a 360º, dá ao público um lugar de experiência, contemplação e reflexão da importância de ter produtos, serviços ou materiais feitos a partir da construção de sentido e do aproveitamento em rede dos desperdícios ou de produtos em fim de vida, que podem e devem voltar a ter significado.

Urban installation composed of a network of Spun armchairs, designed by Thomas Heatherwick in 2010 for the Italian brand Magis, and awarded the prestigious Il Compasso d’Oro prize in 2014. This pop-up embodies the circularity of materials and demonstrates how design can foster a circular economy—one rich in value, creativity, and innovation.
The exploration of different ways of sitting, spinning, and perceiving the surrounding space in 360º offers the public a place for experience and contemplation—a space for reflection on the importance of generating new products, services, or materials through meaningful design and the networked reuse of waste and end-of-life products, which can and should be brought back to life.

MEDIDOR DE FELICIDADE

HAPPINESS MEASURE
TBA
Avenida do Mar, Pavilhão IDEAParceiros / Partners
IDEA
DESIGN
BADesign TEAM

POP-UP 2

INAUGURAÇÃO 8 ABR / OPENING TUESDAY

A IDEA é uma associação de investigação e inovação sem fins lucrativos que tem como objetivo promover e implementar a inovação e o desenvolvimento tecnológico na Região da Madeira. Este pop-up traz ao público os resultados do projeto SMART BEAR, uma iniciativa europeia de investigação e inovação promovida pela Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, o SESARAM, o IDEA e o UNINOVA. Desde 2019, o SMART BEAR disponibiliza soluções inovadoras para um envelhecimento mais ativo e saudável, utilizando tecnologias digitais, sensores e dispositivos médicos para monitorizar a saúde de idosos entre os 65 e os 80 anos.
Após uma avaliação clínica, os participantes receberam um kit SMART BEAR, composto por um smartphone com a aplicação do projeto, um smartwatch e dispositivos médicos inteligentes, como medidores de pressão arterial e balanças digitais. Esses dispositivos permitiram efetuar um acompanhamento contínuo da saúde, transmitindo dados em tempo real para os profissionais de saúde, melhorando, deste modo, a gestão dos cuidados prestados. Nesta instalação, vemos os principais resultados obtidos neste projeto e como estes impactam na inovação médica através do uso da tecnologia, design e ciência. Sendo a saúde sinónimo de bem-estar e por consequência um fator com forte impacto no índice de felicidade, venha participar nesta experiência e medir a sua felicidade!

IDEA is a non-profit research and innovation association dedicated to promoting technological development in Madeira. This pop-up showcases the results of the SMART BEAR project, a European initiative led by the Regional Secretariat of Health and Civil Protection, SESARAM, IDEA, and UNINOVA. Since 2019, SMART BEAR has provided innovative solutions for active and healthy aging, using digital technologies and medical devices to monitor the health of seniors aged 65 to 80. Participants received a SMART BEAR kit, including a smartphone with the project app, a smartwatch, and smart medical devices such as blood pressure monitors and digital scales. These devices enabled continuous health tracking, transmitting real-time data to healthcare professionals for improved care management. This installation presents the key results of the study and their impact on medical innovation through technology, design, and science. As health leads to well-being and happiness, come experience this pop-up and see for yourself how happiness is within reach!

CxHyO_z

11 ABR – 29 JUN
Cais do Carvão
Parceiros / Partners
FRACTAL
DESIGN
Joana Tomás, Vincent Rault e José Gustavo Freitas

POP-UP 3

INAUGURAÇÃO 11 ABR / OPENING FRIDAY

O marinho e o marítimo são tão próximos que por vezes se confundem. Ambos adjetivos se referem a mar, mas mantêm entre si uma diferença básica: marinho é o que nasce no mar, que é natural do mar, que pertence ao ecossistema do mar; marítimo é o que está junto ao mar, o que foi posto no mar pelo homem, o que o homem realiza no mar.
Uma cidade marítima identifica-se pelo modo como interliga estas duas realidades. O Funchal, bem representativa daquilo que é uma cidade marítima, constitui-se como a mais antiga porta de entrada na ilha. O Cais do Carvão, porta de transformação da matéria que alimentou a indústria e máquinas que ajudaram ao desenvolvimento da ilha, vai ser palco de uma exposição que não vai deixar ninguém indiferente.
A instalação a cargo dos arquitetos Joana Tomás, Vincent Rault e José Gustavo Freitas, assistidos pela Fractal Funchal, propõem uma obra temporária, que pretende reerguer a memória deste cais e introduzi-la como uma provocação. A partir da designação química do carvão e a narrativa do lugar como equação do invisível e mutável. Se os trabalhadores ficavam sujos de preto, o que simboliza tingir-nos hoje de negro, num espaço de lazer e de contato com o mar?
A noção de limpeza e higiene pertencem agora aos corpos que trabalham e o sujo a quem brinca e está em contacto com a natureza. Como podemos transformar um espaço marginal, como o Cais Carvão, com novos mediums e diversas geometrias? Esta instalação feita a partir de elementos e materiais reutilizados, permite revelar uma nova narrativa do lugar sem recorrer à lógica da adição e construção, mas sim às novas linguagens, usos e circularidade dos materiais.

A maritime city is defined by how it mirrors the sea and how it embraces it through places like beaches, harbors, and docks. In Funchal, this is exemplified by its imposing quay, linking the city to the ocean and its arrivals. Historically, this quay, along with others, was a gateway for goods and raw materials, such as the Cais do Carvão, a site that fueled the island’s industry.
Curated by architects Joana Tomás, Vincent Rault, and José Gustavo Freitas, with assistance from Fractal Funchal, this temporary installation seeks to revive the memory of the quay. Drawing on the chemical nature of coal and the place’s narrative of transformation, it questions what it means today to stain oneself black in a leisure space. The installation, created with reused materials, offers a new narrative through alternative languages and the circularity of materials, avoiding traditional construction methods.